Sabe quem vai ficar pra trás? (Atos 4:13)


Semana passada, testemunhei alguém fazendo uma declaração que me deixou pensativo e no mínimo indignado, tamanha a inversão de valores apregoada por alguns. A frase foi a seguinte: "Quem não cursar uma faculdade na igreja, vai ficar pra trás!"

Entendo, aceito e até incentivo a capacitação, o estudo e o desenvolvimento acadêmico de cada um. Acredito inclusive que o desenvolvimento acadêmico ajuda o homem a compreender a si mesmo, o próximo e as relações humanas. Certamente esse é um processo comum e necessário para que possamos ter um convívio social progressivo. No entanto, trazendo para o contexto da citação em questão, não consigo perceber uma conformidade bíblica, ao invés disso vejo um tipo de pressão que não agrega os "irmãos", mas incentiva a exclusão dos que não atendem a esse tipo de expectativa.

Em Atos 4:13 está escrito:

 

"Quando os membros do sinédrio viram a coragem de Pedro e João, e percebendo que eles eram evidentemente homens simples e sem cultura, ficaram admirados e reconheceram o que a convivência com Jesus havia feito neles!"

 

Esse verso da palavra já nos deixa extremamente claro que o que Deus valoriza difere e impressiona o que o mundo valoriza. Os estudiosos das leis judaicas no contexto do versículo citado estavam de "boca aberta" com a coragem e a intrepidez da mensagem passada por homens tão simples. Eles foram descritos como homens simples e sem cultura porque não eram vistos onde andavam os rabinos, e obviamente por serem eles pescadores. Mas uma coisa marcou a vida dos "homens do sinédrio, dos rabinos, dos mestres"... eles carregavam uma identidade, eles eram parecidos com Jesus Cristo, havia neles as ações e reações encontradas apenas em Jesus Cristo, o grande revolucionário da época que viria a impactar o mundo inteiro com seus conceitos a respeito do Reino de Deus. Eles afirmavam: "Esses homens só podem ter estado com Jesus!"

A palavra grega traduzida como "sem letras" ou "iletrados" nesse versículo foi  "άγράμματοί". Ao usar essa palavra, Lucas, o autor de Atos não está afirmando que Pedro e João eram analfabetos, mas que eles eram homens "comuns", "humildes", "sem muita instrução". Eles não eram eruditos ou doutores da Lei, mas homens do povo.  Ben Whiterington III é um acadêmico norte-americano e autor de mais de 30 livros de investigações sobre o Jesus histórico. É também professor no Seminário Teológico de Asbury, nos Estados Unidos e no programa de doutoramento na Universidade de St Andrews, na Escócia. Segundo ele, o melhor significado para o termo [άγράμματοί] seria algo como "não treinado na lei judaica". Pedro e João estavam sendo acusados de não terem recebido instrução de rabinos e, portanto, não tinham o direito de citar as Escrituras Hebraicas, como eles estavam citando e interpretando (he Acts of Apostles: A Socio-Rhetorical Commentary (Grand Rapids, MI: Eerdmans, 1988), p. 195-197).

Russell N. Champlin, Ph.D em línguas clássicas e bacharel em literatura bíblica afirma: "A referência especial [...] sem dúvida diz respeito a cultura rabínica, e não a educação elementar dos apóstolos. Pedro não exibia o refinamento de linguagem que um rabino culto geralmente empregava.  [...] Não haviam os apóstolos sido criados aos pés dos doutos, em qualquer das escolas e universidades dos judeus". Os apóstolos foram criados aos pés de Jesus, ou seja, dos ensinos e da prática de vida deixada pelo nosso Senhor.

É preciso que nossa posição seja atenta e focada no reino de Deus, pois vivemos em um tempo em que as coisas do mundo tentam suplantar os conceitos e valores de nosso reino que é do céu, mas deve ser praticado aqui na terra. De fato a igreja precisa ter representantes em todos os seguimentos de liderança da sociedade, pois somente assim se toma uma nação para então apresentá-la ao Senhor, assim, é preciso estudar e se capacitar, mas jamais poderemos olhar para dentro da igreja e afirmar que teremos pessoas à margem, ou deixadas de lado, sem respeito ou respaldo por não cursar uma faculdade. É preciso respeitar o chamado e a opção de cada um de nossos irmãos, pois sem duvidas existem avanços da igreja que são sustentados por "pessoas simples", sem a formação tão valorizada por alguns, mas que somente levando uma vida dedicada a essa causa vencem guerras  e assim sustentam tantos outros na mesma seara.

Sabe quem vai ficar pra trás?

Quem vive com base em seus interesses, quem faz o que todo mundo faz pra ser aceito, quem valoriza mais as coisas desse mundo do que as coisas de Deus, quem negocia o seu chamado, quem usa sua autoridade pra oprimir, quem esquece que a bíblia deve ser a sua autoridade final a respeito de qualquer assunto ou esfera de sua vida.

Que o Senhor tenha misericórdia de nós e nos abençoe com entendimento, sabedoria e humildade de forma que valorizemos a Deus sobre todas as coisas, pois dessa forma jamais ficaremos pra trás, jamais deixaremos alguém para trás.

 

"Por isso vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestuário? Olhai para as aves do céu; não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros, e contudo, o vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais do que elas? Qual de vós poderá, com as suas preocupações, acrescentar uma única hora ao curso da sua vida? Quanto ao vestuário, por que andais ansiosos? Observai como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem fiam. Eu, porém, vos digo que nem mesmo Salomão, em toda sua glória, se vestiu como qualquer deles. Se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, não vestirá muito mais a vós, homens de pequena fé? Portanto, não andeis ansiosos, dizendo: que comeremos? Que beberemos? Ou: com que nos vestiremos? Pois os gentios procuram todas estas coisas. De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas elas. Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Portanto, não andeis ansiosos pelo dia de amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal." Mt 6:25-34

 

Tenha uma semana de vitórias,

 

Pr. Saulo Moscoso (Min. Sobre_Osjoelhos)

Nenhum comentário:

Leia também...

Um Anseio Ardente

Em Mateus 11:12 está escrito que Desde os tempos de João Batista os céus são tomados a força (atitude, esforço, foco, batalha), e a pro...

Em Destasque