ORE E O CLIMA VAI MUDAR! (Lc 7,8 e 9)


O clima determina tudo a nossa volta. O Clima determina o que comemos o que vestimos, hora de dormir, hora de acordar, permanência em determinados lugares, hora de sair, hora de voltar...
Se estiver um clima de chuva então vestimos determinadas roupas, comemos determinados alimentos, saímos mais cedo de casa por conta do trânsito mais lento. Se estiver um clima de sol dificilmente vamos desejar tomar uma caneca de chocolate quente, ou seja, tudo muda outra vez. Assim é em nossa vida espiritual. Precisamos estar atentos a isso, pois o nosso inimigo procura investir toda a sua maldade para criar um clima hostil que avança sobre nós com impossibilidades.
Observando com atenção os textos sinóticos (Mateus, Marcos, Lucas e João), vamos dar passos para ter uma compreensão, seguida de uma atitude coesa diante das adversidades e desafios em nossa caminhada e construção de vida. É mister que entendamos que as dificuldades revelam a nossa própria essência. E que essência seria essa?


“O CARÁTER DE CRISTO AGINDO EM NÓS E ATRAVÉS DE NÓS!”

Você pode estar enfrentando enormes desafios nas mais variadas esferas de sua vida, mas quero te convidar a passear comigo em alguns textos bíblicos para perceber o que Jesus enfrentou e como reagiu diante das adversidades, afrontas, traições e acusações. Perceba...

“Jesus teve contras si uma multidão de demônios, seus amigos e concidadãos, a religião instituída.”

Em Lucas 7:19-23, podemos ver João Batista o maior dentre os nascidos de mulher, enviando seus discípulos para perguntar a Jesus, se ele era quem dizia ser ou se eles deveriam esperar por um outro Jesus que viria posteriormente. João Batista havia sido afetado pelo clima de duvidas gerado pelo diabo. O objetivo do inimigo era afrontar a Jesus, fazer com que seu coração fosse tomado por sentimentos como ira e decepção em relação a João, mas Jesus fez com que os discípulos de João vissem as maravilhas que Ele fazia e que o coroava como único salvador. Jesus não caiu na armadilha do diabo.
Em seguida O inimigo tentou manipular a natureza para atacar e confundir os discípulos de Jesus. Em Lucas 8:22-25 vemos a base para essa afirmação. Jesus estava em um barco num lago com seus discípulos e enquanto Jesus dormia veio um forte vendaval sobre o barco e esse estava sendo inundado, Jesus permanecia dormindo enquanto seus discípulos estavam apavorados. O que você pensaria sobre Jesus se estivesse no barco, naquela hora de aparente perigo? (certamente não teria tido uma atitude diferente da que os discípulos de Jesus tiveram)
A bíblia diz que Jesus repreendeu a violência das águas e o vento. Na verdade Jesus estava confrontando a ação dos demônios. Jesus usou a sua autoridade ao invés de se unir ao grupo dos apavorados.
No verso 37, vemos que ao chegar em terra firme um homem endemoninhado, que viva sem roupas e constantemente nos cemitérios, homem que carregava em si uma legião de demônios, veio até Jesus, e foi liberto diante de todo o povo. Logo em seguida esse mesmo povo que havia testemunhado o que Jesus fez, o expulsou daquela cidade. Mais uma vez satanás havia gerado um clima de confusão e medo no povo. Jesus não desistiu de seu chamado, enfrentou a rejeição, saiu daquela cidade, seguiu seu caminho e na próxima cidade em que entrou curou uma mulher que sofria a doze anos com uma doença grave e ainda ressuscitou uma garotinha. Como você se sentiria se estivesse na pele de Jesus?
Em Lucas 9:40, Jesus Enfrentou também o fato de ver nove de seus discípulos vencidos por apenas um demônio. Isso simbolizava a falta de comunhão e fé de seus discípulos, sua equipe principal. No verso 46, Ele sentiu também a dor de ver seus discípulos disputando quem seria o maior dentre eles, isso representava uma total inversão dos valores ensinados por ele. Nos versos 54-56, Jesus é obrigado a repreender seus discípulos, pois eles queriam matar um grupo de samaritanos que não quis recebê-los. Atitude essa, completamente inversa ao aprendido na convivência com Jesus.
Podemos perceber que a forma como Jesus repreendeu seus discípulos revela que Ele havia identificado a ação de satanás sobre sua Equipe. Em todos esses ataques arquitetados por satanás contra Jesus, percebemos o objetivo principal do inimigo, que era impor um clima hostil contra Jesus, e esse clima queria aprisionar Jesus, não apenas fisicamente. Perceba que era uma guerra na alma de Jesus, nos sentimentos de Jesus. O clima espiritual é estabelecido em nosso coração, é dele que vem as escolhas e decisões que revelam a que clima estamos seguindo.
O inimigo pode dominar alguns territórios, pode ser até convincente apresentando relatórios de derrota, mas ele perde essa vantagem quando o clima espiritual muda pelo poder da oração. Jesus fez isso o tempo todo. Em tudo que enfrentou, o fez orando, praticando a palavra, buscando comunhão com Deus. Ele conseguia driblar o clima hostil do inimigo trilhando o caminho da santidade e da comunhão com Deus. Jesus orava e o clima mudava, Jesus via nas impossibilidades uma oportunidade de obedecer em fé, e assim o inimigo era vencido dia após dia.
Talvez hoje você esteja enfrentando um clima hostil, talvez pareça que tudo que você busca fazer certo, surte um efeito contrário, talvez pareça que não adianta fazer o que é certo. Mas eu quero lhe dizer que reações de fé são frutos de ações de oração. Reação não pode ser controlada, mas ações sim!
Ore, invista tempo na presença de Deus, faça disso uma ação continua e logo você terá incontroláveis reações de fé. Foi isso que Jesus fez e quebrou o clima hostil do inimigo. É isso que você deve fazer para gerar o clima favorável para as vitorias e testemunhos que o Senhor já separou para você. Portanto, siga a Jesus, faça o que Ele fez, tome uma atitude, lute, permaneça, submeta-se, arrependa-se, comece outra vez... Pratique a oração, e o clima vai mudar!

Tenha uma semana de vitórias,


Pr. Saulo Moscoso (Projeto Casa de Oração)

Nenhum comentário:

Leia também...

Um Anseio Ardente

Em Mateus 11:12 está escrito que Desde os tempos de João Batista os céus são tomados a força (atitude, esforço, foco, batalha), e a pro...

Em Destasque