FÉ, UM ESPÍRITO DIFERENTE (Nm 14:6-25)


“fulano não entendeu o espírito da coisa...” Não é dessa forma que a maioria de nós se expressa quando percebe que alguém não entendeu o que queríamos comunicar? Talvez você até desconheça esse jargão, mas sem duvidas essa é uma frase que expressa no popularesco uma decepção em relação a algo que existe, mas que não foi percebido por alguém ou por alguns. Trazendo para o contexto bíblico que na verdade são os pensamentos originais de Deus, acredito que esse é exatamente o sentimento de nosso Senhor em relação a nossa falta de fé ante os desafios e lutas dessa vida. Não pense que Deus tem outra expectativa a nosso respeito. Saiba que todas as expectativas de Deus em relação a nós são geradas numa perspectiva de fé e obediência. Sem esses dois elementos não haverá envolvimento da parte de Deus, pois a obediência precede a fé e sem fé é impossível agradar á Deus.



“Mas, como o meu servo Calebe tem um espírito diferente e me segue com
integridade, eu o farei entrar na terra prometida, e seus descendentes a
herdarão.” Nm 14:24


O povo de Deus ainda sob o comando de Moisés continuava sua caminhada rumo á terra prometida pelo Senhor. Calebe foi enviado com Josué e mais alguns outros espias para observar essa terra. Ao retornar Josué e Calebe trouxeram um relatório favorável que dizia inclusive que a terra era excelente, mas exigiria de todo o povo uma atitude de obediência e fé para que o seu processo de conquista fosse completo.
Estava confirmada a palavra do Senhor! Ele prometeu e cumpriu! A terra prometida existia, estava lá ao alcance dos olhos e não era qualquer terra, era uma terra excelente!
Mesmo assim o povo teve medo e ao invés de agir com obediência e fé decidiu agir por sua própria conta e risco. O povo queria apedrejar os habitantes daquela terra, por isso a ira do Senhor se acendeu.



“Todas as vezes que não exercemos a fé, vamos agir por nossa própria força, ou
seja, vamos usar de violência”


Quando não tornamos a fé e a obediência um paradigma, ou seja, uma grade por onde enxergamos a realidade, vamos ver o que todo mundo está vendo, vamos ser guiados por gritos e impressões egoístas e sem nenhuma maturidade. O povo do texto em questão foi castigado pelo Senhor, nenhum deles entrou na terra prometida, apenas Calebe tinha um espírito diferente, apenas Calebe “entendeu o espírito da coisa...”, apenas Calebe percebeu que a atitude de obediência e fé revelaria a benção “escondida” no meio do desafio. Calebe entendeu que a questão de Deus não era provar o seu povo nem fazê-lo sofrer, e sim receber deles atitudes de obediência, fé e gratidão.
O verso 24 nos mostra que somente aqueles que têm um espírito diferente, irão herdar a terra prometida, tomarão posse daquilo que Deus promete em sua palavra. Assim é conosco nos dias de hoje, se ficarmos sentados na frente da televisão sendo guiados por todo tipo de engano, ilusão, depravação e controle oculto, não vamos saber reconhecer a benção mesmo estando completamente envolvidos por ela. Se pensarmos o que todo mundo pensa, iremos pra onde todo mundo está indo, se não tomarmos uma atitude diferente, vamos continuar insatisfeitos, pois sem atitudes novas, não há resultados novos. Sem um espírito diferente não haverá conquista nem herança!
Você pode me perguntar: Pastor, o que de fato seria ter um espírito diferente?
Eu te responderia: Ter um espírito diferente é não ser guiado pelo que todo mundo está dizendo, é escutar a voz de Deus, é ser atraído pelo que é de boa fama, de caráter, verdadeiro, integro. É ter uma identidade em Deus, pois ela nos faz agir como filhos de Deus, e esses não precisam depender de suas próprias forças, esses não temem o que todo mundo teme, pois sabe que o Senhor cuida de tudo, o Senhor controla tudo, Ele tem todas as portas e todas as chaves... Esses não precisam se preocupar, precisam apenas ter o coração grato a Deus em obediência e Fé.
Talvez hoje diante de sua situação ao invés de crer no Senhor você teve medo e desejou culpar alguém, ou a si mesmo por alguns insucessos, talvez ao invés de crer, você agiu por conta própria e praticou violência contra si mesmo quando declarou guerra contra pessoas, com palavras e ações que no fim além de não resolver suas questões te fizeram sentir mais triste e mais longe de Deus.
Quero declarar que existe força em seus joelhos... Força suficiente para colocá-los no chão diante do Senhor e em arrependimento receber um espírito diferente, um entendimento mais alto, uma comunhão intima que leva pra longe o medo e faz brotar o desejo de obedecer acreditando no que não pode ser visto de outra forma, senão pelos olhos da fé!
Existe uma herança pra você, e cada vez que você confia seu coração ao Senhor negando sua própria vontade, aceitando o desejo dEle pra você, essa herança é acessada gerando descanso e proteção. Lembre-se, a fé te leva a ver o que a maioria não vê, te leva a tocar no que Deus já preparou pra você, isso é ter um espírito diferente.

Tenha uma semana de vitorias!

Pr. Saulo Moscoso (Projeto Casa de Oração)

Nenhum comentário:

Leia também...

Um Anseio Ardente

Em Mateus 11:12 está escrito que Desde os tempos de João Batista os céus são tomados a força (atitude, esforço, foco, batalha), e a pro...

Em Destasque