NÃO SE MOVA SEM A NUVEM (Nm 9:15-23)



"Sempre que a nuvem se levantava de cima da Tenda, os israelitas partiam; no lugar em que a nuvem descia, ali acampavam. Conforme a ordem do Senhor os israelitas partiam, e conforme a ordem do Senhor acampavam. Enquanto a nuvem estivesse por cima do tabernáculo eles permaneciam acampados.” v.16-18


A movimentação é fundamental em qualquer processo que envolva conquista. Qualquer que seja a esfera de sua vida onde você esta objetivando gerar uma conquista permanente, é preciso estar atento e adestrado para dar os passos certos, no momento oportuno. É preciso movimentar-se com destreza, obediência e submissão.
Analisando o texto em questão (Nm 9:15-23), vamos aprender fundamentos que nos desafiam a ter uma visão real a respeito do relacionamento original do homem para com o seu criador e Deus.
O povo de Deus havia saído do Egito e ainda no deserto estavam trilhando o caminho que os levaria para a terra prometida. (Lugar de paz e bonança, lugar onde não seriam peregrinos e sim, donos de sua própria terra e herança) Ainda peregrinos e “nômades”, a multidão seguia as direções que Moisés dava fruto do que Deus lhe falava em particular e através de sinais estabelecidos. Deus falava a Moisés onde deveriam parar e armar o tabernáculo (tenda onde estavam os instrumentos de adoração ao Senhor e as tábuas da lei), então a nuvem do Senhor cobria esse tabernáculo durante o dia, mas durante a noite essa nuvem era como uma coluna de fogo que descia do céu diretamente sobre a tenda. O texto nos fala que sempre que a nuvem se levantava de sobre a tenda, os israelitas partiam, arrumavam as suas coisas e saiam imediatamente em marcha seguindo a nuvem. Onde ela descia ali o povo acampava. Algumas vezes a nuvem ficava apenas algumas horas em determinado local, outras vezes ficava dias e até meses, então o povo com os olhos no movimento da nuvem, cumpriam suas tarefas e levavam suas vidas a diante.
Observando a grosso modo esse texto, talvez não percebamos o quanto isso tem haver conosco, e com o contexto de nossas vidas. Mas com uma observação mais cautelosa e objetiva, podemos colher ensinos poderosos. Perceba. Deus nos criou como fruto de seu amor paterno, o desejo original de seu coração é que tenhamos total comunhão com Ele, e isso se dá quando vivemos o nosso cotidiano sem perder a comunhão com ele, ou seja, sem tirar os olhos da nuvem. Muitas vezes queremos estar onde Deus não nos mandou ir, queremos tomar caminhos que nos conduzem á solidão. A nuvem de Deus significa orientação, sustento, proteção, visão e governo. Mas pra seguir a nuvem precisamos ser submissos, obedientes, persistentes, atentos e humildes. Outro fator que nos mantém com os olhos na nuvem, é ter sobre nós um Moisés. Essa figura representa em nossas vidas, um líder, um pastor, uma pessoa de Deus que nos anima, orienta e emite diretivas que nos conduzem para o centro da vontade de Deus. É também a esse Moisés que prestamos contas voluntariamente sobre nossas atitudes e escolhas, pois ele nos ajuda não apenas sobre como seguir á nuvem, mas como estar sensível á voz de Deus. Seguir á nuvem é entregar sua vontade nas mãos de Deus e decidir ser um servo obediente, pois a obediência reorganiza o nosso conceito de entender para obedecer, tornando-nos obedientes para entender. Seguir a nuvem é estar “sob controle de Deus”, é sair do centro de sua própria vida e confiar esse trono ao Senhor, pois Sua nuvem não objetiva punir nem humilhar, mas estabelecer um caminho seguro até a terra prometida. Quando a nuvem se movia o povo se movia, quando a nuvem parava o povo parava, voltava-se para seus objetivos. Isso mostra que Deus não mata sonhos, nem os paralisa, mas mesmo os sonhos precisam estar sob a regência da nuvem. Muitas pessoas perdem a nuvem, e estabelecem seu próprio ritmo. Isoladas são atacadas em tudo que acreditavam ser suas conquistas; enganadas por falsas sensações de segurança e sucesso, descobrem que somente sob a nuvem existe segurança, equipe e sucesso.
Deus falava com Moisés, então a nuvem se movia, logo em seguida o povo entrava em ritmo de marcha. Eles não apenas caminhavam, eles marchavam. Isso quer dizer que o cansaço, o mau humor, a falta de vontade, o volume de cargas, o numero de filhos... Nada se configurava como um motivo (direito) para que cada uma tivesse seu próprio ritmo e direção. Era uma marcha!!!
Pra seguir a nuvem é preciso reconhecer que precisamos de ajuda, precisamos de arrependimento, precisamos de metanóia! (Mudança de Vida!) A nuvem é a vontade do próprio Deus, são os pensamentos originais de Deus para sua vida! Não se mova se a nuvem estiver parada, concentre-se no Senhor e faça as outras coisas que precisam ser feitas...
Mas se a nuvem começar a se mover, arrume suas coisas e entre em marcha, Deus quer ver quão adestrado você está, e isso diz respeito ao quanto você realmente acredita e se envolve com as verdades bíblicas. Não basta saber a bíblia pois a verdadeira sabedoria é extraída das praticas conceituais. Não sei em que ponto sua vida está hoje, mas eu sei que Deus continua controlando a nuvem que está bem dentro do seu coração. Ela está caminhando, ou está parada?
Esse é o tempo exato de parar tudo e definir caminhada. É tempo de perceber a original vontade de Deus pra sua vida. Olhe pra sua tenda (coração), pois a nuvem vem sobre a tenda, é olhando pra lá que podemos perceber o estado da nuvem. Não importa o tamanho desse desafio, lembre-se que a grandeza de Deus nos faz entender que tudo é nada diante da grandeza do Senhor.
Saia do passo desordenado, saia dos socos ao ar, entre na marcha... Olhe pra tenda, se a nuvem estiver em movimento, então se movimente, siga a nuvem. Mas se a nuvem estiver parada e a coluna de fogo estiver lá em meio á noite... Não se mova!
Deus te abençoe! E lembre-se que nesse processo, ter um Moisés sobre a sua vida certamente te trará conforto e identidade no meio da multidão!

Deus te abençoe!


Pr. Saulo Moscoso (Projeto Casa de Oração)

Nenhum comentário:

Leia também...

Um Anseio Ardente

Em Mateus 11:12 está escrito que Desde os tempos de João Batista os céus são tomados a força (atitude, esforço, foco, batalha), e a pro...

Em Destasque