Tomando posse da Vantagem (Lc 19:1-10)


Nascemos nesse mundo. Fomos criados e desenvolvemos a nossa maneira de pensar, agir e interagir dentro dos padrões, dos moldes deste mundo. Logo, os padrão dos nossos pensamentos naturalmente irão nos encaixar, envolver, aproximar, inserir cada vez mais a aquilo que se aplica e desenvolve como “aceitável” nesse mundo.
Isso quer dizer que naturalmente nossas ações serão conhecidas e desenvolvidas dentro de conceitos que falham e se corrompem facilmente diante de qualquer coisa que nos garanta lucro, riqueza...vantagem!
A bíblia nos ensina que apesar de estarmos nesse mundo, não pertencemos a ele, e os seus padrões não devem ser os nossos, no que diz respeito a pensamentos, ações e valores. O mundo vive buscando vantagens em todos os aspectos, ninguém perde nada para ninguém, ninguém da nada a ninguém, pois fomos acostumados a disputar tudo com todos, aprendemos que é preciso viver cheios de defesas e garantias de que estaremos na vantagem.
Mas quando aceitamos ao Senhor Jesus, aceitamos também o padrão dos pensamentos de Deus, e isso gera em nós, através do conhecimento de sua palavra, mudanças constantes que nos remetem a valores diferentes, pensamentos diferentes, reações diferentes e assim passamos a viver á imagem e semelhança do nosso bondoso Deus, e isso nos leva a entender as coisas e a própria vida segundo a ótica de Deus.
A palavra “Vantagem” no hebraico significa: “a melhor parte, a melhor porção”. De posse dessa informação passamos a compreender melhor as escrituras. Em 2 Coríntios 2:1-11, Paulo nos adverte a respeito da necessidade de não permitirmos que satanás influencie as nossas emoções e decisões a ponto de ficar com a melhor parte daquilo que Deus nos dá. “Para que satanás não tenha vantagem sobre vos...” v.11
É preciso que entendamos que a verdadeira vantagem está em servir e seguir a Jesus, e isso implica em agir pela Sua palavra, com base em ações espirituais que nos torna ávidos por reter a vantagem de ser iguais a Cristo. Vamos entender melhor essa verdade analisando o texto descrito em Lucas 19:1-10.
Zaqueu era um publicano, homem rico e acostumado a levar vantagens sobre as pessoas, pois era negociante e desonesto, homem sem caráter, e que via em tudo uma maneira de ter lucros.
Jesus colocou os olhos em Zaqueu e se convidou para estar na casa dele naquele mesmo dia. Zaqueu recebeu Jesus em sua casa e em seguida sem que Jesus dissesse nada, ele disse que daria metade de seus bens aos pobres, e disse ainda que se tivesse levado vantagem sobre alguém, ele restituiria essa pessoa quatro vezes mais. O detalhe é que Zaqueu olhou para Jesus dentro de sua casa e percebeu que a verdadeira vantagem era ter comunhão com Jesus, nada era mais valoroso do que receber dentro de seu coração os padrões de Jesus. Note que, se Zaqueu deu aos pobres metade de seus bens e restituiu quatro vezes mais a todos que ele roubou, naturalmente imaginamos que esse homem tenha ficado praticamente sem nada. Isso nos remete ao entendimento de que mesmo para um homem como Zaqueu, não foi difícil perceber que a melhor porção está no relacionamento com o Senhor, a melhor parte só podemos receber das mãos daquele que é a nossa melhor porção, o Senhor de todas as bonanças e provisões. Quando alguém é tocado pelo poder de Deus, as vantagens terrenas perdem a força de domínio sobre essa pessoa e em lugar disso, ela começa a ver em Jesus a vantagem, a melhor parte de sua vida.
O nosso inimigo é ladrão e ele sempre tenta ficar com a melhor parte de tudo que Deus nos dá, ele sempre tenta reter a melhor porção daquilo que o Senhor separa para nós. Somente vivendo pelos princípios da palavra, fechamos as portas para que satanás não tenha autoridade para reter o que é nosso por direito. Mas infelizmente muitas vezes como filhos de Deus, deixamos de praticar a palavra, nos ludibriamos pelas vantagens desse mundo e entregamos de bandeja a melhor parte de nossa benção. Um exemplo disso é a fidelidade nos dízimos e ofertas, todo aquele que não entrega o dizimo, abre uma porta de legalidade pelo não cumprimento da palavra e autoriza o diabo a atacar as suas finanças. Saiba o diabo não desperdiça portas abertas. Então nessa situação apesar de não ter dado o dízimo, Deus age com misericórdia e você pode até não chegar a ter grandes perdas financeiras mas saiba, o diabo certamente reteve a melhor porção, ele ficou com a melhor parte daquilo que Deus havia separado para você naquele mês. Mas graças a Deus, somos um povo que pratica a palavra e que na ora do confronto, sabe que o caminho é o arrependimento que nos coloca novamente em vantagem sobre o nosso inimigo..
Quero te convidar a viver pela palavra, a ser íntimo do nosso Pai, vivendo no Espírito que nos ensina a respeito de todas as coisas, deixando de lado as vantagens desse mundo e tomando posse daquilo que é mais alto, mais puro, mais santo. Num mundo que vive para cobrar direitos, fomos chamados para viver a vantagem de abrir mão da dependência de homens e viver exclusivamente esperando no nosso bondoso Deus. (Jeremias 17:5-8)
Não se preocupe, Deus é fiel e justo. Assim como Zaqueu talvez você precise subir na arvore da humilhação e logo em seguida aceitar a visita do Senhor naquela área que é a tua segurança terrena. Você perceberá que nada é maior ou mais importante do que acessar a presença daquele que é a melhor parte, a melhor porção. Então as coisas voltam para o eixo de Deus, a humilhação cabe bem ao diabo, e tudo que é de Deus passa a ser seu por direito. Isso é viver a verdadeira vantagem!


Pr. Saulo Moscoso (Projeto Casa de Oração)

Nenhum comentário:

Leia também...

Um Anseio Ardente

Em Mateus 11:12 está escrito que Desde os tempos de João Batista os céus são tomados a força (atitude, esforço, foco, batalha), e a pro...

Em Destasque