ORAR + AÇÃO = Oração

Existe algo além de nossos conceitos a respeito da oração. Algo que nos expõe, que depõe contra ou a favor de nossa identificação espiritual, e esse "algo além" chama-se atitude.
Como servos de Deus muitas vezes vemos as dores, as injustiças sofridas por pessoas em nossa comunidade ou em nossa vizinhança, mas muitos de nos opta por se esconder atras da frase: "Eu orei por fulano" ou ainda "Eu vou orar por você". 
Grande parte das vezes essa é uma atitude defensiva que esconde nosso desejo de não nos expor, ou não nos envolver com a dor ou a necessidade do próximo. 
Quantas vezes oramos mas não temos uma ação de amor ou companheirismo com o próximo; até oramos mas não temos a ação de ir até o irmão e dizer que ele não está sozinho... Não apoiamos, não declaramos amor sobre tantas pessoas que em nosso íntimo sabemos nao estar bem. 
A oração é a ação primordial e definitiva, mas a ação de ir até o irmão e manifestar o amor e a unidade   
Cria uma cobertura, um bálsamo sobre o coração dos aflitos, injusticados, dos que perderam a esperança. A oração te expõe a realidades espirituais, ja a açao te expõe ao poder intercessório de importar-se publicamente (atitudes) com as necessidades e dores do proximo.
Você pode até orar e usar  isso para se justificar pelo fato de guardar sua imagem não se comprometendo com o "vínculo" gerado num abraço, um ósculo santo, um olhar dizendo: "Estou contigo! Você não está só!" 
Orar e agir faz com que o silente e particular ato de falar com Deus tome forma gerando contato, toque, proximidade. Essa atitude tem o poder de quebrar cativeiros, finalizando a solidão e assim somos reconduzidos ao amor prático, dinâmico e real originado em Jesus.
Não use a oração para se eximir de sua missão primordial que consiste em amar ao próximo... Exatamente como Jesus o fez.  Não adianta em primeira mão amar à distancia, é preciso manifestar esse amor traduzido  em ações que nos entrelaça, compromete e expõe ao próximo, exatamente como Jesus o fez... Oração... Orar e agir sempre!

Em Mateus 14:14-22 - Jesus não orou pelo povo faminto e o despediu. Ele chegou perto, Ele proveu para o povo. Ele orou mas agiu entregando 5 pães e 2 peixes gerando um milagre. Somente depois que se envolveu com a necessidade daqueles, entao os despediu. 

É preciso reconhecer que nossa alma tende a isolar alguem passando por dores, mesmo amando essa pessoa, sem o Espírito de Cristo somos incapazes de sair em sua defesa, mesmo condoídos e incomodados detectando a raiz da injustiça nao saímos em sua defesa se isso vier a gerar riscos ao cargo que dispomos ou almejamos na igreja. Porque me "queimar" por fulano? Deus fará alguma coisa, algum dia... 

Com esse tipo de pensamento relaxamos e até dormimos bem, enquanto que do outro lado um bom irmão nosso fragilizado pelas lutas sucumbe em amargura e tristeza, e provavelmente em pouco tempo entrará para o rol dos que sumariamente denominamos "Rebeldes". Em nosso egoísmo pensamos: "Fulano se deixou levar por besteiras..." 
Pois eu lhes digo irmão: não! Provavelmente você deixou que essa pessoa, esse irmão fosse tragado pela dor e assistiu de camarote com a rota desculpa de que prefere orar a dar um passo de amor em direção a ele!!!
 
Mas a biblia diz: "Um ao outro ajudou é ao seu companheiro disse, esforça-te!"  Is 41:6

Que possamos em humildade, no mínimo refletir a respeito e buscar em Cristo perceber se a luz que há em "ti" não sejam trevas... Lc 11:35

Orar sempre! Agir sempre! Em Cristo e em prol do Reino. Lembrando que o reino é gerado na unidade dos irmãos selados em Cristo... Ele é A nossa cura, nossa salvação e fonte de toda alegria e contentamento.


Tenha uma Semana de Vitórias!

Pr. Saulo Moscoso (Min. Sobre_Osjoelhos)

Siga-nos no Instagram = Prsaulomoscoso 

Nenhum comentário:

Leia também...

Um Anseio Ardente

Em Mateus 11:12 está escrito que Desde os tempos de João Batista os céus são tomados a força (atitude, esforço, foco, batalha), e a pro...

Em Destasque