APROVADOS NA PROVAÇÃO (1 Ts 2:4)

Em nossa caminhada como servos de Deus, é fácil perceber que Ele nos coloca em constante movimento, em constante mudança de situação, e sempre que vencemos um desafio outro novinho surge em um grau de dificuldade aparentemente maior. É importante entender essa movimentação como sendo a mão de Deus provando a todo tempo o nosso caráter, provando nossas afirmações, aferindo os nossos valores e percebendo o quanto podemos suportar em nome de um relacionamento ao qual nominamos de fé em Deus.
Daí você poderia questionar: Mas pastor quer dizer então que Deus faz testes conosco o tempo todo?

Eu lhe responderia: Me nego a acreditar que Deus utilize o nosso conceito para a palavra “teste”. Entendo que Deus sempre estabelece limites mais desafiadores para nós, pois como nosso criador, Ele sabe as profundas características de nossa natureza. Sendo assim, Ele sabe como extrair um resultado positivo sobre uma situação adversa.
Seria como ter suco de uva ao espremer laranjas. Fica nítido que somente Deus pode fazer isso e o faz de forma apaixonada e próxima. E seus objetivos sempre nos aproximam dele, a isso podemos dar o nome de crescimento. Esse é o sentido da provação, estar perto do Senhor, pois a provação traz uma nuvem de sensibilidade e valorização de oportunidades. Devemos perceber que em nossas provações Deus sempre nos trata como aprovados, Ele sempre nos vê como mais que vitoriosos e isso significa vencer antes do fim. Se Deus está conosco em nossas lutas e dificuldades então a luta não é do mal, nem ruim apesar dos muitos incômodos, pois o que determina o que é bom e o que é mal é a presença ou a ausência de Deus. Então reafirmo que, se Deus está conosco em nossas lutas, em nossas provações, então aquilo não é mau, pelo contrário, é bom, pois antes do fim os efeitos da vitoria nos levam a sorrir e viver como vitoriosos. (Por isso as pessoas de fé deixam os outros intrigados. E eles comentam: “como esse crente pode estar passando essa luta e ainda viver sorrindo e ter disposição para ajudar os outros?”)

Quero compartilhar com você hoje, três passos para viver aprovado na provação:

1 – Saber que a misericórdia do Senhor te livra da opressão (Sl 107:41-43)
Muitas vezes nas lutas a agitação é tão grande e o peso tão intenso que começamos a fazer uso de nossa própria força e esquecemos que Deus nos dá em abundancia a Sua misericórdia. A misericórdia de Deus é uma força extra com efeitos inesperados que glorificam o Senhor enquanto nos faz resistir.


2 – Não depender de homens, somente de Deus (Sl 108:12-13)
Quando estamos limitados pelas circunstancias da provação e alguém se levanta e nos ajuda, é normal que fiquemos muito agradecidos, mas se isso continua a se repetir, tendemos a ter expectativas nessa pessoa, é como se involuntariamente entendêssemos que aquela pessoas nos salva da situação. Precisamos entender que não são as pessoas, é Deus nelas que chega a nos com suprimento e provisão. Deus usa pessoas e situações para nos alcançar com seu amor e sua fidelidade. Então temos que lançar as nossas expectativas no Senhor e não nas pessoas.


3 – Se alegrar somente no Senhor (Sl 97:12)
Se a nossa alegria estiver no Senhor e em Sua presença, as circunstancias perdem o domínio sobre nossos sentimentos. Não permita que sua expectativa de satisfação esteja em outra coisa ou situação, senão no Senhor. Pois o nosso inimigo usa situações para tentar estabelecer um controle sobre nosso humor, e sobre nossas ações e reações. Alegre-se no Senhor e em seu amor e presença.

Estabelecendo esses três passos em sua caminhada você começará a desfrutar dos efeitos daqueles que vivem como vitoriosos, pois vencer é alcançar aprovação na provação. Permita que Deus viva em você, de forma que no desenvolvimento de seu relacionamento, Ele possa extrair de você o melhor.
E saiba é o Senhor quem prova e é Ele mesmo quem aprova, mas é a sua capacidade de crer e persistir que te leva a sair da provação e entrar na APROVAÇÃO com um testemunho que glorifica ao Senhor. Creia!

Seguindo no chamado por esta geração e pelos santos,

Pr. Saulo Moscoso (Projeto Casa de Oração)

Nenhum comentário:

Leia também...

Um Anseio Ardente

Em Mateus 11:12 está escrito que Desde os tempos de João Batista os céus são tomados a força (atitude, esforço, foco, batalha), e a pro...

Em Destasque