QUEBRANDO A QUINTA COLUNA (Nm 16)



“A quinta coluna é um termo usado para se referir a grupos clandestinos que trabalham dentro de determinado pais ou região, infiltrados como se fossem “amigos”, para viabilizar a entrada de inimigos, fazendo com que as portas se abram para que o pais ou região em questão sejam invadidos e dominados por seus inimigos.”


Tecnicamente falando, a ação de uma quinta coluna não se dá no plano puramente militar. Assim como os demais partícipes de uma guerra, os elementos quinta-colunistas agem por meio da sabotagem e da difusão de boatos. Em outras palavras, pode-se dizer que a força da quinta coluna reside tanto na possibilidade de "atacar de dentro", como na capacidade de desmobilizar uma eventual reação à agressão que se intenta. A quinta coluna age por meio de sabotagem e difusão de boatos. Todos nós temos uma conquista para realizar, pois está em nosso “DNA espiritual”, nascemos á imagem e semelhança de Deus, somos conquistadores por excelência. Não podemos ficar paralisados em nossos problemas, limitações, planos particulares ou ainda pelo medo. Um povo parado, inerte por qualquer que seja o motivo, torna-se um alvo fácil para o nascimento da quinta coluna.
Um povo que não conquista, não obedece ao chamado de Deus para gerar salvação, torna-se uma terra fértil para brigas e problemas relacionais. A bíblia relata no livro de Números, Capitulo 16 que assim aconteceu ao povo de Deus enquanto no deserto. Os conflitos começaram a surgir entre os irmãos, eles já não se entendiam, pois estavam confusos em função de “boatos” e comentários. Um levita chamado Corá Conduziu vários homens numa rebelião contra a liderança estabelecida por Deus. Mais de 250 lideres muito respeitado pelo povo, juntaram-se a Corá, alegando que todos em santidade poderiam guiar o povo e não apenas Moisés e Arão. Deus agiu prontamente, e em uma reunião abriu a terra e engoliu os principais lideres da revolta contra a liderança estabelecida pelo Senhor. Outros 250 homens que apoiaram a rebelião foram consumidos pelo fogo. A quinta coluna é um ataque de dentro pra fora. Ela se traduz num inimigo escondido, infiltrado onde nos sentimos seguros. A quinta coluna é o pecado escondido que abre a porta de nossa vida para o contra-ataque mortal.
Passeando pela bíblia podemos encontrar ainda outros exemplos que falam para nós a respeito dos efeitos da ação de uma quinta coluna. Em Josué 6:18 vemos o Senhor proibindo o seu povo (Povo em guerra sob o comando de Josué) de tomar posse de qualquer despojo de guerra que tenha sido anteriormente consagrados a outros deuses. Em Josué 7:1, vemos Acã pecando desobedecendo ao Senhor. Em função disso o povo de Deus perdeu a batalha, foi humilhado e perseguido pelo povo de Ai. Em Josué 7:10-13 vemos o Senhor apontar onde estava escondida em meio ao Seu povo (seu exército) a quinta coluna.

O Líder Josué estava triste e prostrado diante de Deus, dizendo ao Senhor ter obedecido aos seus comandos com excelência, fez tudo que Ele havia ordenado. Portanto não conseguia entender o porquê da derrota, da humilhação e do castigo. Josué não sabia até Deus mostrar a ele, que em meio ao seu povo existia um homem chamado Acã e que esse homem desobedeceu, e assim abriu a porta para que o inimigo obtivesse vantagem sobre o exército de Deus. Acã havia tomado posse de um objeto consagrado, e o escondeu em sua tenda. A quinta coluna é o pecado escondido, é a desobediência camuflada, é o desejo de ter vantagens a qualquer custo, mesmo que seja de forma ilícita. Não existe empatia da parte de Deus para com “a quinta-coluna”, Deus sempre age com rigor contra a desobediência, á rebelião e o pecado escondido que se torna motivo de derrota para o seu povo. Não é a nossa força que quebra o poder e os efeitos da quinta coluna, é a nossa capacidade de nos submeter a Deus, e em obediência permanecer no que foi ordenado mesmo que não entendamos, mesmo que pareça nos colocar em desvantagem.
Talvez hoje você não consiga entender o motivo de algumas coisas ainda não acontecerem de acordo com suas ações de obediência ao Senhor. Talvez hoje você esteja sofrendo por haver uma quinta coluna estabelecida em “seu” exército e você não sabia. O mais importante é descobrir em Cristo se você mesmo não tem sido usado (a) como uma quinta coluna, onde Deus te plantou. Não há nada mais triste do que achar que o erro está em todos á nossa volta e nunca em nós mesmos. Esse é o momento exato para se aproximar de Deus com humildade e pedir a Ele que te livre dos efeitos da quinta-coluna gerada em outras pessoas, e mais do que tudo, buscar no Senhor arrependimento por todas as vezes que você mesmo (sem saber) foi como uma quinta coluna para o exército onde está alocado para servir, e de alguma forma colocou o seu exército em desvantagem por uma decisão errada, por uma mágoa, por raiva ou ainda por medo. Quebre os efeitos da quinta coluna hoje mesmo, arrependa-se, humilhe-se, pois a palavra garante que os humilhados serão exaltados. (Lucas 14:11)
Seja uma torre firme onde Deus te plantou, ponha o seu povo em vantagem, volte-se para o “todo” e não apenas para você, pois sua conquista jamais estará completa enquanto não estiver voltada para o “todo” de Deus. Quebre hoje o poder da quinta coluna e veja suas promessas se cumprirem mesmo quando parecer que nada vai acontecer!

Tenha uma semana de vitórias!

Pr. Saulo Moscoso (Projeto Casa de Oração)

Comentários

Em Destasque

SEM SACRIFÍCIO NÃO HÁ FOGO (Romanos 12:1)

NÃO ANDO SEGUNDO O CONSELHO DOS ÍMPIOS (Salmo 1)