QUEBRANDO A QUINTA COLUNA (Nm 16)



“A quinta coluna é um termo usado para se referir a grupos clandestinos que trabalham dentro de determinado pais ou região, infiltrados como se fossem “amigos”, para viabilizar a entrada de inimigos, fazendo com que as portas se abram para que o pais ou região em questão sejam invadidos e dominados por seus inimigos.”


Tecnicamente falando, a ação de uma quinta coluna não se dá no plano puramente militar. Assim como os demais partícipes de uma guerra, os elementos quinta-colunistas agem por meio da sabotagem e da difusão de boatos. Em outras palavras, pode-se dizer que a força da quinta coluna reside tanto na possibilidade de "atacar de dentro", como na capacidade de desmobilizar uma eventual reação à agressão que se intenta. A quinta coluna age por meio de sabotagem e difusão de boatos. Todos nós temos uma conquista para realizar, pois está em nosso “DNA espiritual”, nascemos á imagem e semelhança de Deus, somos conquistadores por excelência. Não podemos ficar paralisados em nossos problemas, limitações, planos particulares ou ainda pelo medo. Um povo parado, inerte por qualquer que seja o motivo, torna-se um alvo fácil para o nascimento da quinta coluna.
Um povo que não conquista, não obedece ao chamado de Deus para gerar salvação, torna-se uma terra fértil para brigas e problemas relacionais. A bíblia relata no livro de Números, Capitulo 16 que assim aconteceu ao povo de Deus enquanto no deserto. Os conflitos começaram a surgir entre os irmãos, eles já não se entendiam, pois estavam confusos em função de “boatos” e comentários. Um levita chamado Corá Conduziu vários homens numa rebelião contra a liderança estabelecida por Deus. Mais de 250 lideres muito respeitado pelo povo, juntaram-se a Corá, alegando que todos em santidade poderiam guiar o povo e não apenas Moisés e Arão. Deus agiu prontamente, e em uma reunião abriu a terra e engoliu os principais lideres da revolta contra a liderança estabelecida pelo Senhor. Outros 250 homens que apoiaram a rebelião foram consumidos pelo fogo. A quinta coluna é um ataque de dentro pra fora. Ela se traduz num inimigo escondido, infiltrado onde nos sentimos seguros. A quinta coluna é o pecado escondido que abre a porta de nossa vida para o contra-ataque mortal.
Passeando pela bíblia podemos encontrar ainda outros exemplos que falam para nós a respeito dos efeitos da ação de uma quinta coluna. Em Josué 6:18 vemos o Senhor proibindo o seu povo (Povo em guerra sob o comando de Josué) de tomar posse de qualquer despojo de guerra que tenha sido anteriormente consagrados a outros deuses. Em Josué 7:1, vemos Acã pecando desobedecendo ao Senhor. Em função disso o povo de Deus perdeu a batalha, foi humilhado e perseguido pelo povo de Ai. Em Josué 7:10-13 vemos o Senhor apontar onde estava escondida em meio ao Seu povo (seu exército) a quinta coluna.

O Líder Josué estava triste e prostrado diante de Deus, dizendo ao Senhor ter obedecido aos seus comandos com excelência, fez tudo que Ele havia ordenado. Portanto não conseguia entender o porquê da derrota, da humilhação e do castigo. Josué não sabia até Deus mostrar a ele, que em meio ao seu povo existia um homem chamado Acã e que esse homem desobedeceu, e assim abriu a porta para que o inimigo obtivesse vantagem sobre o exército de Deus. Acã havia tomado posse de um objeto consagrado, e o escondeu em sua tenda. A quinta coluna é o pecado escondido, é a desobediência camuflada, é o desejo de ter vantagens a qualquer custo, mesmo que seja de forma ilícita. Não existe empatia da parte de Deus para com “a quinta-coluna”, Deus sempre age com rigor contra a desobediência, á rebelião e o pecado escondido que se torna motivo de derrota para o seu povo. Não é a nossa força que quebra o poder e os efeitos da quinta coluna, é a nossa capacidade de nos submeter a Deus, e em obediência permanecer no que foi ordenado mesmo que não entendamos, mesmo que pareça nos colocar em desvantagem.
Talvez hoje você não consiga entender o motivo de algumas coisas ainda não acontecerem de acordo com suas ações de obediência ao Senhor. Talvez hoje você esteja sofrendo por haver uma quinta coluna estabelecida em “seu” exército e você não sabia. O mais importante é descobrir em Cristo se você mesmo não tem sido usado (a) como uma quinta coluna, onde Deus te plantou. Não há nada mais triste do que achar que o erro está em todos á nossa volta e nunca em nós mesmos. Esse é o momento exato para se aproximar de Deus com humildade e pedir a Ele que te livre dos efeitos da quinta-coluna gerada em outras pessoas, e mais do que tudo, buscar no Senhor arrependimento por todas as vezes que você mesmo (sem saber) foi como uma quinta coluna para o exército onde está alocado para servir, e de alguma forma colocou o seu exército em desvantagem por uma decisão errada, por uma mágoa, por raiva ou ainda por medo. Quebre os efeitos da quinta coluna hoje mesmo, arrependa-se, humilhe-se, pois a palavra garante que os humilhados serão exaltados. (Lucas 14:11)
Seja uma torre firme onde Deus te plantou, ponha o seu povo em vantagem, volte-se para o “todo” e não apenas para você, pois sua conquista jamais estará completa enquanto não estiver voltada para o “todo” de Deus. Quebre hoje o poder da quinta coluna e veja suas promessas se cumprirem mesmo quando parecer que nada vai acontecer!

Tenha uma semana de vitórias!

Pr. Saulo Moscoso (Projeto Casa de Oração)

Nenhum comentário:

Leia também...

Um Anseio Ardente

Em Mateus 11:12 está escrito que Desde os tempos de João Batista os céus são tomados a força (atitude, esforço, foco, batalha), e a pro...

Em Destasque